top of page
Buscar

Dicas de Literatura: Livros para Acompanhar Crianças e Jovens com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)

A literatura é uma ferramenta poderosa que pode oferecer insights, estratégias e histórias inspiradoras para aqueles que trabalham ou convivem com crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Se é pai, educador ou profissional da área, aqui estão algumas recomendações de leitura que podem enriquecer sua compreensão e prática.


1. "Por detrás do espelho: Reflexões sobre o mundo desconhecido da criança autista" de Margarida Bilreiro e Maria José Vidigal.

Este livro narra a trajetória de superação de Ricardo e Carolina, diagnosticados com perturbação do espetro do autismo ainda na infância. Acompanhando-os desde então, as autoras Margarida Bilreiro e Maria José Vidigal testemunharam o sucesso nos desafios impostos pela condição.

A obra procura oferecer esperança e apoio a pessoas com autismo, familiares e profissionais da saúde mental, demonstrando a importância do suporte contínuo e da crença no potencial de cada indivíduo.


2. "Untypical: Como o Mundo Não Foi Feito para Pessoas Autistas e o Que Todos Devemos Fazer a Respeito." de Pete Wharmby.

Pete Wharmby é um autor diagnosticado com perturbação do espetro do autismo (PEA) que retrata a sua experiência e os ajustes que podem ser feitos fazer para tornar a vida mais fácil para todos.


3. "Neurotribos: O legado do Autismo e o Futuro da Neurodiversidade" de Steve Silberman.

Steve Silberman é um jornalista e escritor norte-americano premiado, conhecido principalmente pelo livro "NeuroTribes: The Legacy of Autism and the Future of Neurodiversity". Publicado em 2015, o livro é uma exploração abrangente da história e ciência do autismo, defendendo uma perspectiva de neurodiversidade que celebra as diferenças neurológicas.


4. "Hiperatividade e Défice de Atenção" de Rita Antunes.

Apesar dos esforços crescentes, ainda existe a percepção de que estas crianças são indisciplinadas ou que os seus comportamentos desafiadores resultam de falta de limites. A verdade é que pais, cuidadores, professores e outros adultos de referência na vida de crianças e adolescentes com PHDA enfrentam desafios adicionais no quotidiano escolar e social.

Este recurso oferece um guia teórico e prático, elaborado por uma equipa multidisciplinar, para ser usado nos diversos ambientes em que a criança e o adolescente vivem, além de materiais complementares com sugestões de atividades.

Rita Antunes é uma especialista em psicologia clínica e da saúde e psicologia da educação, reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).


5. "A Criança Explosiva: Uma nova abordagem para compreender e educar" de Ross W. Greene.

As crianças rotuladas como "explosivas", antes vistas como rebeldes ou mimadas, são na verdade aquelas que reagem de forma desproporcional à frustração devido à pouca flexibilidade e tolerância.  O autor, especialista em psicologia infantil, ajuda os pais a identificar os gatilhos das crises e a criar planos de ação preventivos para momentos de emergência. 

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page